Comercio Popular em Niterói

Niterói terá, ao longo do atual governo, a criação de um mercado popular para abrigar ambulantes cadastrados no município, que serão transformados em microempreendedores individuais. Essa informação foi dada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, durante a apresentação, na tarde de ontem, na sede da Prefeitura, do projeto ‘Calçada Livre’, criado pelo secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, e que contará com a ação de outras cinco secretarias, incluindo as pastas de Conservação e Serviços Públicos, Urbanismo e Mobilidade Urbana, NitTrans, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social. 
“Será uma obra para deixar o niteroiense orgulhoso, um projeto para acomodar todos os ambulantes cadastrados em um espaço de referência, com direito a inclusão de um centro de tradições nordestinas. E esses ambulantes deixarão de ter essa nomenclatura e serão microempreendedores individuais. Já estamos conversando com o Sebrae e o Firjan para ver como isso poderá ser feito. É uma forma de ajudar no desenvolvimento da cidade e diminuição da pobreza, meta do nosso prefeito”, explicou Fabiano, que ainda não sabe o local onde será criado o mercado popular, mas afirmou já estar sondando alguns espaços.
Apesar do interesse em regulamentar os ambulantes cadastrados, não haverá tolerância aos camelôs irregulares.
“É um grande desafio, mas não iremos compactuar com os ambulantes que saem de sua cidade, vêm para cá com seus carros, abrem seus porta-malas e vendem seus produtos de procedência duvidosa, inclusive falsificados”, afirmou Marcus Jardim.




Choque de gestão nas ruas

Segundo o secretário de Ordem Pública, o projeto Calçada Livre vai desenvolver ações de fiscalização, controle de ambulantes ilegais; conserto de jardineiras; melhoria e execução de rampas para deficientes físicos; sinalização vertical e horizontal; fiscalização de táxis irregulares; ações de fiscalização de obras de construção civil; ocupação irregular das calçadas por estabelecimentos comerciais; melhoria da iluminação e poda; fiscalização de estacionamento irregular de motos e carros, entre outras. A ação começa a partir de amanhã em duas das principais vias de Icaraí: as ruas Coronel Moreira César e Gavião Peixoto. 
“O Calçada Livre é uma conjugação de esforços, cujo conceito é deixar o espaço físico livre para o pedestre da melhor forma possível, com práticas dentro da legalidade e a presença permanente de serviços públicos. Gradualmente vamos expandir esta operação, que reúne várias secretarias e serviços. Nossa intenção não é fazer um mero choque de ordem, mas um choque de gestão, no sentido de fazermos com que os serviços públicos de nossa cidade estejam em pleno funcionamento”, explicou o secretário Marcus Jardim.


Texto: Rodrigo Rebechi/Fonte: A Tribuna
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 Niterói no Foco